Recepção do partido político Moçambique do engenheiro mais conhecido como presidente do povo moçambicano nomeadamente ao Venâncio Bila António Mondlane, o Anamol Causa Caos em Maputo
Informação!
A chegada de Venâncio Mondlane a Maputo, agendada para a manhã de quinta-feira, é aguardada com grande expetativa. Há também receios de mais violência policial.
Os apoiantes Venâncio Mondlane entrevistados pela DW, em Maputo, demonstram grande otimismo em relação ao regresso do político a Moçambique, depois de mais de dois meses em parte incerta. Contudo, o ambiente também é marcado por apreensão, que reflete as tensões políticas que têm caraterizado o clima no país desde o início das manifestações pós-eleitorais, a 21 de outubro. Os receios decorrem principalmente aos violentos confrontos registados entre populares e a polícia no âmbito dos protestos. Apesar disso, a expetativa é de que a chegada de Mondlane ocorra de forma pacífica, com uma recepção calorosa organizada pelos seus apoiantes, mesmo em meio a um ambiente político hostil. "A chegada dele renova a nossa esperança depois de muito tempo sem informações exatas sobre ele," diz Fátima Pinto, de 20 anos. "Espero que a chegada dele não seja um problema e que a polícia deixe a população o receber como deve ser, sem balas e sem gás lacrimogéneo," apela Américo Bule, de 52 anos.
|
imagem do Venâncio Mondlane tirada no momento de manifestação |